quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câmbio CVT. Conheça mais esta novidade!

Ainda estamos longe de ter a diversificação dos mercados europeu e norte-americano, por exemplo, mas já temos algumas opções interessantes a escolher. Chegamos ao ponto de ter seis modelos equipados com câmbio automático CVT (Continuously Variable Transmission), com relações de marcha continuamente variáveis. O mais conhecido deles é o Honda Fit, mas há também Nissan Sentra, os Mercedes Classe A e B, além dos Audis A4 e A6. Mas não é todo mundo que sabe qual é a principal diferença do CVT em relação ao câmbio automático convencional, ou quais são suas principais vantagens.

Trocando em miúdos, a principal diferença entre o câmbio CVT e os automáticos com conversor de torque é que o primeiro não tem engrenagens, mas apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência. Com funcionamento semelhante a um câmbio de bicicleta, o CVT tem a vantagem de proporcionar uma aceleração contínua, sem trancos. Exceto o Fit, os demais modelos com CVT que estão disponíveis no Brasil têm opção de trocas seqüenciais para agradar os que gostam de um estilo mais esportivo de dirigir. Mas afinal, você, caro leitor, que já esteve ao volante um carro com câmbio CVT, aprova esse tipo de transmissão?

Veja no video o câmbio CVT em uma demonstração real do seu funcionmento.



2 comentários:

  1. Muito bom mesmo. Quero um desses no meu próximo carro. Apesar de eu não ser muito fã de cambio automático, mas esse parece ser bem eficiente.

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  2. Esse câmbio é muito confortável, uma vez experimentado vc nunca mais vai querer trocar de marcha usando mão e embreagem, isso é coisa do passado...

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