sábado, 15 de julho de 2023

O novo ChatGPT: O que significa BARD, nome do robô do Google?


Depois do lançamento do Chat GPT em novembro do ano passado, várias empresas buscaram desenvolver suas ferramentas de inteligência artificial. Todavia, o Google apresentou a seus usuários o robô Bard, para concorrer com o Chatbot da OpenAI. Ele possui vários recursos e responde mensagens como um ser humano. 

Ademais, o Bard do Google teve seu lançamento oficial no Brasil na última quinta-feira (13/07) e possui algumas características parecidas com seu rival Chat GPT. Os usuários da plataforma de buscas estão entusiasmados com a nova tecnologia, que promete revolucionar a interação de humanos com máquinas.

Curiosamente, a grande maioria das pessoas não sabem o que o nome Bard significa, e sua relação com os chatbots que utilizam em seus processos a tecnologia da inteligência artificial. De fato, o nome possui uma origem celta e significa bardo, um contador de histórias que recitava e compunha várias histórias e poemas.

O Google diz que seu chatbot é capaz de criar todo tipo de texto. Entretanto, a sua tecnologia não é a prova de falhas. Pelo menos por enquanto. Atualmente ele é capaz de responder perguntas em 40 idiomas, incluindo o português. Analogamente, o novo serviço disponibilizado aos seus usuários é gratuito.

Chatbot Bard

A inteligência artificial do chatbot Bard, criado pelo Google, é capaz de imitar os humanos ao responder às suas perguntas. Vale ressaltar que o serviço chegou ao Brasil três meses depois de ter sido lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Desse modo, quem desejar utilizar a nova ferramenta, deve entrar aqui.

Ao entrar no site, o usuário pode pedir ao robô para realizar alguma tarefa, ou para responder a alguma pergunta. De acordo com o Google,o Bard é capaz de criar roteiros turísticos, ajudando as pessoas que estão viajando, apresenta dicas e estratégias para quem deseja empreender, escreve vários tipos de texto, e muito mais.

Em síntese, o Bard também é uma ferramenta que pode ser utilizada para fazer resumos de algum texto disponibilizado em tópicos, e é bastante útil para programadores e desenvolvedores de softwares. Isso se deve ao fato de que ele pode sugerir inúmeros códigos de programação, simplificando todo o processo.

Deve-se observar que o Bard do Google também apresenta aos seus usuários em suas diversas atividades, todo tipo de imagens e fotos, em suas respostas. A ferramenta foi apresentada pela empresa ainda no mês de fevereiro deste ano. Sendo assim, o robô de inteligência artificial é um experimento em fase de testes.

Tecnologia inovadora

A princípio, o Google diz que seu Bard pode evoluir ainda mais a partir da avaliação de suas respostas pelos usuários que utilizam a ferramenta. Isso quer dizer que em um futuro próximo, o robô deverá apresentar respostas cada vez mais verdadeiras, completas, e também complexas. O serviço será aprimorado exponencialmente.

Durante o lançamento do chatbot no Brasil, o Google apresentou a seus usuários algumas outras ferramen taspara o Bard. A partir de agora, será possível compartilhar respostas através de links na plataforma. As respostas do robô de inteligência artificial poderão ser dadas em voz alta, ou seja, com um áudio.


O Bard do Google também terá uma barra que mostrará aos seus usuários, seu histórico de mensagens. Para os programadores, a ferramenta irá permitir a eles exportar os códigos criados pelo robô. Aliás, é possível escolher o tom das respostas como simples, casual, profissional, curto, ou ainda, longo.

Dessa forma, pode-se utilizar o Bard do Google para a criação ou descrição de um texto, relacionado a uma imagem específica, com a tecnologia do Google Lens. Neste caso, é conveniente informar que o recurso está disponível apenas em inglês.

Funcionamento do Bard

Primeiramente, deve-se considerar que Bard é um robô de inteligência artificial que imita o comportamento humano ao responder as perguntas e apresentar as suas mensagens. A tecnologia se baseia na LamDA que significa Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo. O Chatbot busca por informações na internet.

Em conclusão, o Bard, da mesma maneira que seu concorrente ChatGPT, não mostra as fontes utilizadas para as suas respostas aos usuários do serviço. O Bing, da Microsoft, por exemplo, mostra essas informações. Vale ressaltar que o Google avisa as pessoas que as respostas podem não ser as mais corretas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário