quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Câmbios Robotizados




Também conhecidos como Free Choice - nem automático nem manual, são eles os âmbios robotizados. Eles estão se tornando comuns em diversos modelos de carros de diversas marcar.  No Brasil esse produto é fabricado pela Magneti Marelli.Você conhece a diferença entre eles? Quais as vantagens e desvantagens  entre eles e os cambios tradicionais?


Para melhor entendermos, veja a baixa as marcas de carros do brasil com o nome do seu cambio robotizado.
Fabricante           Cambio robotizado
Fiat          Dualogic
Volkswagen    I-motion
Chevrolet     Easytronic
             
Como eles funcionam?




Ao navegar pela web em busca de novidades sobre o tema, pude notar que algumas pessoas comprarem carros com câmbios robotizados e se decepcionaram ao descobrir que não se tratava de um cambio hidramático. Existem muitas diferenças entre eles. Primeiro, o carro robotizado possui uma caixa de marchas normal, possui disco de embreagem, atuadores, enfim, mecanicamente é um carro normal. Mas e a parte robotizada, onde entra? Bom, simples, quando você acelera um carro com essa tecnologia existe um robô eletro-hidráulico que é formado por atuadores hidráulicos que executam a troca de marchas  e controlam a embreagem madiente comandos enviado pela central eletrônica. Conforme o motorista acelera a troca é feita de forma agressiva ou suave. Quando o motorista acelera muito forte, a central entende que se trata de um aumento rápido de velocidade, então o carro arranca meio bruscamente. 

Quando o motoriste adquire a sensibilidade para entrar em sincronia com esse sistema, tudo fica perfeito e com o tempo o motorista passa até a gostar desse tipo de câmbio. 
Os câmbios hidramáticos trabalham por meio de um conversor de torque, a vantagem é que aumenta a comodidade do motorista, ele não precisa se preocupar com o que está acontecendo com o câmbio, apenas acelera conforme quer andar. A desvantagem é que um cambio hidramático é maior, mais pesado e faz o carro consumir bem mais conbustível além do custo de manutenção ser um pouco mais elevado. 

A novidade é que está entrando no mercado um novo tipo de câmbio, o CVT é um cambio pequeno, simples e pode ser usado até numa motocicletas. Alguns carro já estão saindo de fábrica com eles, mas este assunto é para um novo artigo.

A verdade é que o papel da tecnologia é oferecer comodidade a todos, particularmente eu aconselho você a pesquisar bastante antes de comprar um carro, sendo eu um proprietário de um robotizado e já tendo dirigido carros hidramático com certeza o conforme do segundo, no que se refere ao câmbio, é maior. Mas não estou arrependido de ter adquirido um carro robotizado, aliás até recomendo, mas antes, faça um test drive. Alguns vão gostar, outros não, tem tecnologia pra atender a todos, é só pesquisar bastante antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário