quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NASA apresenta R2, o primeiro robô humanoide a ir para o espaço


A NASA (agência espacial norte-americana) aproveitou o chamado Super Sunday, domingo em que acontece o jogo da Liga Nacional de Futebol Americano nos Estados Unidos, para apresentar o R2 (sigla de Robonaut 2). Trata-se do primeiro robô humanoide que será enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) para trabalhar lado a lado com os astronautas.
O modelo apresentado, na verdade, é uma replica fiel do robô. O verdadeiro já está a bordo do ônibus espacial Discovery, no Kennedy Space Center, na Florida (Estados Unidos), com lançamento previsto para 24/2.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5t3pdb80WFK-BaB2y1Lt6xD1OFkthN9BHItwh8jrNwSGvNTPDk2T8kh8jbf8f6_tKDaPe94eaZTvC94uuGrM_ovdr37sIDF8rHSOHql13nXvPkEDczeyodAlvzhAKdHfP_Tg9rYq6RjAm/s1600/robot+human%C3%B3ide.jpg

Segundo Rob Ambrose, chefe da divisão de Robótica da NASA, o R2 foi resultado de cinco décadas de pesquisa da NASA em parceria com a General Motors e que resultou no “robô mais sofisticado do mundo”. O R2 foi construído com uma liga de níquel, carbono e alumínio e pesa cerca de 135 Kg. A principal função do robô será ajudar os tripulantes na construção, manutenção e expansão da ISS.

Ele possui mãos e braços semelhantes a de um ser humano e é capaz de realizar tarefas com a mesma destreza e habilidade. A principal vantagem em relação a outros robôs enviados para o espaço é o fato de ele ser capaz de operar qualquer ferramenta que um astronauta consegue, não exigindo que equipamentos especiais seja construído para ele.

Fonte: Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário