quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carro para deficientes visuais pode ser tornar realidade

Se você pensa que já viu de tudo nesta vida, é porque ainda não leu esta notícia. Pesquisadores americanos anunciaram na semana passada que testarão em 2011 um protótipo de um carro com recursos que permitem que ele seja guiado por cegos de forma independente e segura. O carro, um Ford Escape, foi criado pela Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB, na sigla em inglês) em parceria com a Universidade Virginia Tech.

De acordo com a NFB que desenvolveu uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista cego. Entre eles estão luvas vibratórias, que alertam sobre curvas; sopros de ar comprimido no rosto do motorista, para sinalizar obstáculos que se aproximam; uma camiseta vibratória, para dar informações sobre velocidade; e um volante com sinais de áudio, para orientar a direção.

Os pesquisadores dizem que ainda deverá demorar anos até que um modelo de carro seguro para motoristas cegos esteja nas ruas, mas o protótipo já será mostrado na pista de corrida de Daytona, no Estado americano da Flórida, em janeiro de 2011.

“Essa demonstração vai desafiar estereótipos e mitos que impedem nossa total integração na sociedade, mostrando ao público que os cegos têm as mesmas capacidades de outras pessoas”, disse o presidente da NFB, Marc Maurer, ao site de notícias sobre tecnologia TG Daily.
A equipe da NFB e da Universidade Virginia Tech já mostrou um protótipo em 2009 de um buggy adaptado para cegos usado para andar em areia. “O desafio não era o desenvolvimento de um veículo autônomo que pudesse levar uma pessoa cega para todos os lugares, mas a criação de interfaces não visuais que permitiriam a uma pessoa cega tomar decisões na direção”, disse o diretor do Laboratório de Robótica e Mecanismos da Virginia Tech, Dennis Hong, ao TG Daily
.

Por Marlos Vidal, 5 de julho de 2010


Fonte | motorpasion

Nenhum comentário:

Postar um comentário