segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Robô alemão é programado para ficar “feliz” quanto mais trabalha

Esse pequeno robô, além de ter as pontas dos dedos sensíveis e prometer tornar a indústria européia mais competitiva, sorri para seus colegas de trabalho quando completa uma tarefa. Ele foi batizado de pi4_workerbot e é tão sofisticado que pode pegar em algo tão delicado com um ovo sem quebrá-lo e também produz uma grande variedade de expressões faciais.

Ele é equipado com três câmeras e tem a altura de um humano então, de acordo com seus criadores da empresa Fraunhofer, é útil para entrar em qualquer linha de produção.

As câmeras com que ele é equipado são 3D, então ele possui uma percepção de profundidade e precisão maior até do que o olho humano.

A idéia dos criadores não é retirar nenhum humano do mercado de trabalho, mas oferecer mão de obra barata para indústrias pequenas. O robô pode trabalhar até 24 horas por dia e prefere ficar ocupado.

Quando ele está ocioso, reproduz uma expressão de tédio. O pi4 sorri quando está trabalhando, como se estivesse satisfeito em pegar no batente.

Qual é sua opinião, leitor? Será que, mesmo que não seja o objetivo do invento, a mão de obra humana poderia ser substituída por um robô incansável que só fica feliz quando está trabalhando? Deixe sua reflexão nos comentários.

Fonte: hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário